
Consulta de enfermagem ao cliente transplantado cardíaco: impacto das ações educativas em saúde
2004; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 57; Issue: 6 Linguagem: Português
10.1590/s0034-71672004000600003
ISSN1984-0446
AutoresZélia Maria de Sousa Araújo Santos, Vera Lúcia Mendes de Oliveira,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO estudo teve como objetivo avaliar o impacto das ações educativas em saúde, na consulta de Enfermagem com 18 clientes transplantados cardíacos, embasado na Teoria de Orem. Foi realizado em uma Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca de uma Instituição Pública de Saúde de Fortaleza - Ce. Os dados foram coletados através da consulta de Enfermagem. Identificou-se 14 diagnósticos de enfermagem na primeira consulta e 7 na última. Constatou-se que, os clientes desenvolveram habilidades para o autocuidado, com a implementação das ações educativas em saúde, tornando-os agentes de autocuidado, com o alcance de um bom nível de saúde e bem-estar. Por outro lado, despertou no enfermeiro, um direcionamento sistemático e eficaz no acompanhamento ambulatorial a esta clientela.
Referência(s)