
Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares
2013; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 47; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0034-76122013000200003
ISSN1982-3134
AutoresMarcelino José Jorge, Frederico A. de Carvalho, Renata de Oliveira Medeiros,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO debate sobre mudança institucional no sistema público de saúde no Brasil tem dispensado pouca atenção à inovação organizacional nas Unidades Hospitalares (UHs). Recorrendo às abordagens da inovação e da informação incompleta na análise econômica, este artigo analisa os dados de uma amostra de conveniência contendo dez relatórios da Acreditação Hospitalar, para confirmar a dinâmica das relações entre a efetividade de normas, rotinas e protocolos, o treinamento de pessoal e a qualidade do serviço nas UHs. Como contribuição teórica, o modelo formulado analisa a relação entre a inovação organizacional, a qualidade do serviço prestado na UH, a expansão da UH e o desenvolvimento do mercado de serviços de saúde. O resultado do modelo é que o efeito da inovação organizacional na qualidade do serviço em UHs de referência é maior do que o efeito dos esforços de treinamento.
Referência(s)