Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares

2013; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 47; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0034-76122013000200003

ISSN

1982-3134

Autores

Marcelino José Jorge, Frederico A. de Carvalho, Renata de Oliveira Medeiros,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O debate sobre mudança institucional no sistema público de saúde no Brasil tem dispensado pouca atenção à inovação organizacional nas Unidades Hospitalares (UHs). Recorrendo às abordagens da inovação e da informação incompleta na análise econômica, este artigo analisa os dados de uma amostra de conveniência contendo dez relatórios da Acreditação Hospitalar, para confirmar a dinâmica das relações entre a efetividade de normas, rotinas e protocolos, o treinamento de pessoal e a qualidade do serviço nas UHs. Como contribuição teórica, o modelo formulado analisa a relação entre a inovação organizacional, a qualidade do serviço prestado na UH, a expansão da UH e o desenvolvimento do mercado de serviços de saúde. O resultado do modelo é que o efeito da inovação organizacional na qualidade do serviço em UHs de referência é maior do que o efeito dos esforços de treinamento.

Referência(s)