Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mediação em múltiplas abordagens

2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5433/1981-8920.2014v19n2p138

ISSN

1981-8920

Autores

Aída Varela Varela, Marilene Lobo Abreu Barbosa, Maria Giovanna Guedes Farias,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Introdução: Trata da inserção da mediação em diversos contextos/realidades: na educação – com foco na educação presencial e a distância -, na biblioteca, na empresa e em uma comunidade urbana, trazendo exemplos práticos de ações empreendidas em alguns destes espaços.Objetivo: Apresentar as múltiplas abordagens e contextualizações, nas quais a mediação da informação é utilizada com o objetivo de impulsionar o sujeito na descoberta, construção e transformação do mundo objetivo e subjetivo, mediante uma ação intencional, recíproca e significativa.Metodologia: Revisão de literaturaResultados: Observa-se que a não efetivação da mediação em diversos contextos, principalmente se mediadores que neles atuam, selecionando, organizando informações e contextualizando-as culturalmente, pode contribuir para a privação cultural.Conclusão: Conclui-se que as diversas abordagens e contextualizações do uso da mediação da informação demonstram a necessidade de se refletir a respeito deste tema e de se alertar para o significado da mediação na área da Ciência da Informação, com foco nas múltiplas abordagens.

Referência(s)