
Aprendendo a gerenciar conflitos: um programa de intervenção para a 1ª série do ensino fundamental
2009; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 42 Linguagem: Português
10.1590/s0103-863x2009000100004
ISSN1982-4327
AutoresDâmaris Simon Camelo Borges, Edna Maria Marturano,
Tópico(s)Child and Adolescent Psychosocial and Emotional Development
ResumoDificuldades interpessoais precoces na escola podem acarretar problemas acadêmicos e comportamentais persistentes. O objetivo deste estudo foi verificar a efetividade de um programa para melhorar a convivência na 1ª série do ensino fundamental. Uma intervenção multimodal, incluindo ensino de habilidades de solução de problemas interpessoais, valores humanos e autocontrole emocional, foi conduzida em uma classe de 1ª série com 30 alunos, nos meses de abril a outubro. Antes e depois da intervenção foram avaliados o desempenho pró-social e a percepção de estressores. Conflitos foram registrados em um diário de campo. Os resultados mostraram redução consistente nos conflitos interpessoais registrados no diário de campo e aumento no indicador pró-social. Comparadas a um grupo de 31 alunos que não passaram pela intervenção, depois de expostas ao programa, as crianças apresentaram melhor desempenho pró-social e menor suscetibilidade a situações estressantes. Conclui-se que o programa contribuiu efetivamente para melhorar os relacionamentos entre as crianças.
Referência(s)