
Alinhamento estratégico da utilização da internet e do comércio eletrônico: os casos Magazine Luiza e Fleury
2005; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1415-65552005000200004
ISSN1982-7849
AutoresAmarolinda I. Costa Zanela Saccol,
Tópico(s)ERP Systems Implementation and Impact
ResumoO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tem por objetivo identificar como ocorre a formação de estratégias e o planejamento da utilização da Internet e do Comércio Eletrônico (CE) considerando a questão do Alinhamento Estratégico, no contexto brasileiro. Para isso, utiliza o método de Estudos de Casos Múltiplos, analisando duas empresas de referência, consideradas pioneiras na utilização da Internet e do CE de forma intensiva, no Brasil: o Magazine Luiza, no setor varejista, e o Fleury - Centro de Medicina Diagnóstica, no setor serviços. Apesar de as empresas pesquisadas pertencerem a segmentos distintos, foram encontrados diversos pontos comuns que ajudam na compreensão da questão pesquisada, indicando elementos que contribuem para o Alinhamento Estratégico da Internet/CE com a estratégia organizacional e com a estratégia de Tecnologia de Informação.
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