Ensaio sobre Adoniran um estudo antropológico sobre a "Saudosa maloca"
2014; National Association of Post-Graduate Research in Social Sciences; Volume: 29; Issue: 84 Linguagem: Português
10.1590/s0102-69092014000100002
ISSN1806-9053
AutoresRafael José de Menezes Bastos,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste artigo analisa o samba "Saudosa maloca", de Adoniran Barbosa, a partir de dois ângulos: primeira versão (de 1951), com arranjo de Nelson Miranda, e a versão arranjada pelo grupo Demônios da Garoa (de 1955), que transformou o samba num sucesso. A letra da canção narra um encontro dramático entre um sem-teto e o establishment imobiliário na São Paulo dos 1950, caracterizados pelo ufanismo econômico, pela reinvenção da paulistanidade e pelas comemorações do IV Centenário da cidade. O primeiro arranjo é marcado por um sentimento de tristeza e dor, com uma musicalidade que remete à lamentação e à resignação. O segundo, ao contrário, é marcado por certa jocosidade e desdém, com uma musicalidade que se reporta ao escárnio. O estudo busca reconstituir os modelos nativos de compreensão da canção, com especial atenção às problemáticas do arranjo e das maneiras de cantar e tocar.
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