
A gestão do conhecimento como técnica de controle: uma abordagem crítica da conversão do conhecimento tácito em explícito
2008; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1679-39512008000100003
ISSN1679-3951
AutoresRicardo Roberto Behr, Schleiden Pinheiro Nascimento,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoA gestão do conhecimento como tecnologia de gestão é um tema emergente nos espaços acadêmicos e organizacionais. Porém, observa-se que as pesquisas e a literatura sobre o tema têm enfatizado os aspectos funcionalistas, menosprezado questões referentes ao controle e à dominação dos trabalhadores envolvidos por esta tecnologia. A partir da década de 1970, diferentes abordagens propondo alternativas à perspectiva funcionalista, até então amplamente dominante, começaram a ganhar corpo nos estudos organizacionais. Entre elas, destaca-se a perspectiva crítica, que se consolidou no contexto anglo-saxão, nos anos 1990, com a criação e o desenvolvimento do movimento denominado critical management studies, ou seja, estudos críticos em administração. O objetivo deste artigo é abordar de forma crítica a gestão do conhecimento; mais especificamente, a conversão do conhecimento tácito em explícito. Para tanto, foi dividido em cinco partes: introdução, descrição da origem e dos conceitos de gestão do conhecimento, origem e conceitos em estudos críticos em administração, abordagem crítica da gestão do conhecimento e considerações finais.
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