
ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO
2012; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 3; Linguagem: Português
10.15628/holos.2012.755
ISSN1807-1600
AutoresNatália Veloso Caldas de Vasconcelos, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Jamerson Viegas Queiroz, Priscila Cruz Fernandes, Dalliane Vanessa Pires Andrade,
Tópico(s)Higher Education Governance and Development
ResumoEste estudo tem a finalidade de comparar, em traços gerais, a Educação Superior Americana e Européia, a partir do Sistema de Avaliação Americana e o Processo de Bolonha. Identificando e compreendendo as recentes transformações no ensino superior. São analisadas as principais características de ambos os sistemas, examinando a interligação progressiva dos espaços da política de educação superior. Como resultado, observamos que a Declaração de Bolonha, apela à urgência das exigências da competitividade internacional do ensino superior. Tem sido considerada com “a chave” para promover a mobilidade, superando o ensino superior dos Estados Unidos, e conseqüentemente ocorrendo perdas de interesses dos estudantes
Referência(s)