Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO

2012; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 3; Linguagem: Português

10.15628/holos.2012.755

ISSN

1807-1600

Autores

Natália Veloso Caldas de Vasconcelos, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Jamerson Viegas Queiroz, Priscila Cruz Fernandes, Dalliane Vanessa Pires Andrade,

Tópico(s)

Higher Education Governance and Development

Resumo

Este estudo tem a finalidade de comparar, em traços gerais, a Educação Superior Americana e Européia, a partir do Sistema de Avaliação Americana e o Processo de Bolonha. Identificando e compreendendo as recentes transformações no ensino superior. São analisadas as principais características de ambos os sistemas, examinando a interligação progressiva dos espaços da política de educação superior. Como resultado, observamos que a Declaração de Bolonha, apela à urgência das exigências da competitividade internacional do ensino superior. Tem sido considerada com “a chave” para promover a mobilidade, superando o ensino superior dos Estados Unidos, e conseqüentemente ocorrendo perdas de interesses dos estudantes

Referência(s)