
Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação
2005; National Association of Postgraduate Research in Education; Issue: 28 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782005000100002
ISSN1809-449X
AutoresRomualdo Portela de Oliveira, Gilda Cardoso de Araújo,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoObjetiva analisar o direito à educação, contrapondo a expansão do acesso ao ensino fundamental das últimas décadas aos desafios de transformar o padrão de qualidade para todos em parte do direito público e subjetivo à educação. O texto está estruturado em três partes. Na primeira, são analisados os dados acerca da evolução do acesso à escola em articulação com as noções de qualidade do ensino. Na segunda parte, evidencia-se a dimensão do problema da qualidade mediante análise dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e de suas repercussões no Brasil. Finalmente, discutem-se as possibilidades de estabelecimento de um padrão de qualidade como medida necessária e urgente para a garantia do direito à educação. A conclusão destaca os desafios teóricos e técnicos a serem enfrentados para a formulação de um padrão de qualidade que seja, a um só tempo, compreensível à população e passível de ser exigido judicialmente.
Referência(s)