Artigo Produção Nacional

A classificação timbrística através de seus aspectos sinestésicos

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5380/mp.v6i1.34024

ISSN

2236-2126

Autores

José Fornari,

Tópico(s)

Music Technology and Sound Studies

Resumo

O timbre musical é conhecido pela sua inefável caracterização. No entanto, a percepção auditiva é capaz de analisá-lo. A cognição humana consegue identificar, reconhecer e relembrar uma infinidade de timbres distintos, desde os da voz humana, até os timbres dos instrumentos musicais. Porém, sua taxonomia normalmente esvaece frente às tentativas de catalogar seus aspectos estruturais independentes. Para isso, valem-se os músicos e os sonoplastas de uma classificação baseada em predicados de outros sentidos humanos, como os sentidos da visão e do tato. Desse modo, classificam os timbres através de aspectos cujos predicados não advêm do sentido da audição. Este trabalho pretende investigar alguns desses aspectos do timbre que são comumente utilizados no meio musical, e que advêm primordialmente da sensação visual e táctil. Estes foram aqui chamados de aspectos sinestésicos. Foram realizados três experimentos de classificação de aspectos sinestésicos do timbre musical. O último (e mais abrangente) experimento envolveu a participação de 40 voluntários que classificaram 16 amostras sonoras de instrumentos musicais em cinco aspectos sinestésicos distintos. Os resultados alcançados são aqui apresentados, explicados e discutidos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX