Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de Medicina: uma revisão bibliográfica

2009; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022009000300014

ISSN

1981-5271

Autores

Romeu Gomes, Rachel de Faria Brino, Aline Guerra Aquilante, Lucimar Retto da Silva de Avó,

Tópico(s)

Education and Critical Thinking Development

Resumo

Este artigo analisa estudos que comparam a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na formação médica com o desenvolvimento de currículo tradicional de Medicina. O desenho metodológico, caracterizado como uma revisão da literatura sobre o assunto, realizada a partir de uma abordagem qualitativa, apoia-se na busca de artigos em bases de dados e bibliotecas virtuais, publicados de 1998 a 2008, com os termos medicina, graduação, aprendizagem baseada em problemas e ensino tradicional. O material foi estudado a partir da técnica de análise de conteúdo temática. A discussão se desenvolve a partir dos resultados acerca do uso da ABP na graduação médica em comparação aos resultados de cursos de currículo tradicional. Conclui-se que o uso da ABP na graduação médica pode ser uma alternativa na implementação das diretrizes brasileiras para a formação médica.

Referência(s)