Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Adaptação do Inventário Parental "Language Use Inventory (LUI)" para crianças entre 18 e 47 meses para o Português Europeu: Estudo Piloto

2013; Academia Brasileira de Audiologia; Volume: 18; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s2317-64312013000400015

ISSN

2317-6431

Autores

Cristiana da Silva Guimarães, Anabela Cruz‐Santos, Leandro S. Almeida,

Tópico(s)

Assistive Technology in Communication and Mobility

Resumo

OBJETIVO: A aquisição e o desenvolvimento da linguagem resultam da interação da criança com o meio ambiente. As interações sociais cotidianas com as pessoas e a comunicação com outros permitem que a criança adquira linguagem, sendo a pragmática o sistema de regras que suporta o uso comunicativo da linguagem. A identificação e a avaliação de crianças em risco de desenvolverem transtornos de linguagem são cruciais, tendo em vista a intervenção precoce eficaz. Tendo em vista a relevância da pragmática como componente da linguagem e a escassez, em Portugal, de instrumentos de avaliação da linguagem validados para idades precoces, a finalidade deste estudo consistiu na tradução, adaptação e validação do instrumento Language Use Inventory (LUI), para o português europeu. O LUI é um inventário parental que avalia o desenvolvimento da pragmática entre os 18 e os 47 meses. MÉTODOS: Foram adotados todos os procedimentos recomendados pelas diretrizes internacionais sobre a adaptação de testes, culminando em estudo piloto com uma amostra de 120 inventários, respondidos pelos pais/cuidadores de crianças portuguesas da referida faixa etária. RESULTADOS: Os coeficientes de consistência interna (Alfa de Cronbach) para a versão portuguesa do LUI situaram-se em 0,97 para a escala total e entre 0,71 e 0,96 para as subescalas. CONCLUSÃO: Os resultados preliminares da adaptação do LUI-Pt para crianças portuguesas sugerem a validade interna dessa escala.

Referência(s)