
Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares
1997; Springer Science+Business Media; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79721997000100009
ISSN1678-7153
AutoresMaría Regina Maluf, Sylvia Domingos Barrera,
Tópico(s)Language Development and Disorders
ResumoEsta pesquisa tem por objetivo estudar a relação entre consciência fonológica e aquisição da linguagem escrita, a partir de uma perspectiva psicogenética. Um grupo de 55 pré-escolares de 4 a 6 anos foi analisado através da aplicação individual de um instrumento elaborado pelas pesquisadoras. Os resultados mostraram uma correlação positiva bastante significativa entre os níveis de consciência fonológica e de aquisição da linguagem escrita, sobretudo no que se refere às crianças de 5 e 6 anos. Esses níveis mostraram-se correlacionados positivamente à idade e independentes do sexo dos sujeitos. Alguns níveis de consciência fonológica parecem preceder a aquisição da linguagem escrita, o que sugere a importância da realização de atividades pedagógicas voltadas para o desenvolvimento dessa capacidade em pré-escolares.
Referência(s)