Transmitir, difundir: formas de institucionalização de uma disciplina
2009; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 14; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/s1413-99362009000400002
ISSN1981-5344
Autores Tópico(s)Science and Science Education
ResumoDepois da institucionalização administrativa de uma disciplina (fase 1) um conjunto de instrumentos proveniente da prática profissional em informação-documentação foram vistos como meios de construção de um alicerce (fase 2). Com efeito, parece-nos possível aproveitar as competências adquiridas na produção de instrumentos documentais para traçar os contornos de um campo científico. Estendendo uma pesquisa realizada anteriormente, trata-se aqui de compreender como as linguagens documentais utilizadas nas bibliotecas e na imprensa, no momento da emergência , na França, da disciplina ciências da informação e da comunicação, puderam contribuir para que fosse dada uma imagem desta disciplina a um público mais amplo do que o das universidades que a abriga. A entrada na esfera pública, observada a partir dos instrumentos documentais é encarada aqui como fase de sua consolidação (fase3).
Referência(s)