Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Informação como vantagem competitiva no processo logístico integrado nos serviços turísticos

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português

10.5007/1518-2924.2008v13nesp2p41

ISSN

1518-2924

Autores

Sara Joana Gadotti dos Anjos, Francisco Antônio dos Anjos, Ovidio Fellipe Pereira da Silva,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Em todos os setores da economia a competição está cada vez mais acelerada, pois tecnologicamente as organizações podem alcançar o mesmo patamar. Particularmente na gestão de serviços, o diferencial está na forma estratégica de utilização da informação, na obtenção da vantagem competitiva, proporcionando as organizações novas formas de superar o desempenho dos competidores, transformando toda a cadeia e tendo como foco as atividades de valor.Este artigo esta centrado na delimitação de um modelo de Gestão Integrada – SIGESTur, tendo a hotelaria como ponto central do processo de articulação entre os elementos que integram o sistema de turismo. Num primeiro momento, se aprofundam as discussões temáticas tendo por base a análise bibliográfica. Em um segundo momento, se desenvolve uma proposta metodológica tendo por base a análise bibliográfica e num terceiro momento se apresenta o modelo proposto. Para o desenvolvimento do modelo proposto fez-se uso de um estudo de caso em um hotel de rede nacional e 12 empresas parceiras (alimentação, lazer, entretenimento e meios de transporte), que fazem parte da rede de valor. Após a realização das entrevistas foram modelados os processos da rede de valor dos serviços turísticos, tendo como foco a identificação das articulações existentes entre o hotel e os demais serviços turísticos e por fim desenvolveu-se conceitualmente o modelo SIGESTUR. Os resultados da investigação apontam para uma cadeia de valor hoteleira cujo foco deve estar centrado num fluxo informacional eficiente e uma rede de valor alinhada com agilidade entre os parceiros logísticos do setor de turismo, inovando e agregando valor aos serviços ofertados.

Referência(s)