Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Utilizações da WISC-III na avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes

2002; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 23 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x2002000200009

ISSN

1982-4327

Autores

Mário R. Simões,

Tópico(s)

Infant Development and Preterm Care

Resumo

Este texto pretende evidenciar os principais contributos da Terceira Edição da Escala de Inteligência de Wechsler (WISC-III) para a avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes. Alguns indicadores são objeto de exploração: Quociente Intelectual da Escala Completa, Quociente Intelectual verbal, Quociente Intelectual de realização, discrepância(s) entre QIv e QIr, Índices Factoriais, análise por subteste,variabilidade inter-testes, formas reduzidas, avaliação do nível de funcionamento cognitivo pré-mórbido, testes neuropsicológicos e funções psicológicas examinadas a partir da WISC-III. Neste contexto, são revistos alguns dos principais estudos com grupos clínicos de crianças com lesão cerebral traumática, cancro, espinha bífida, hidrocefalia, epilepsia. É feita uma referência breve ao futuro próximo da investigação relativa à utilização neuropsicológica da WISC-III.

Referência(s)