EPISTEMOLOGIA DA MOTRICIDADE HUMANA
2008; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 78; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2412-2688
Autores Tópico(s)Martial Arts: Techniques, Psychology, and Education
ResumoNa esteira de Edgar Morin, Manuel Sergio propoe uma reforma paradigmatica da area do conhecimento que no Brasil se entende por Educacao Fisica. Para tanto, serve-se da epistemologia, para fazer um corte epistemologico com o dualismo antropologico cartesiano, donde nasce a Educacao Fisica, e criar um novo paradigma, a motricidade humana, isto e, o movimento intencional da transcendencia, ou da superacao. Deste novo paradigma nasce uma nova ciencia humana a ciencia da motricidade humana (CMH), que tem como sub-sistemas mais evidentes o desporto, a danca, a ergonomia, a reabilitacao. Num pais, como o Brasil, onde a expressao Educacao Fisica se implantou, a nivel nacional, podera adiantar-se, sem receio, que o objecto de estudo da Educacao Fisica e a motricidade humana. Manuel Sergio propoe ainda para a CMH o metodo hermeneutico, pois que a motricidade humana, o corpo em acto, deve ler-se como um texto que tem uma significacao e um sentido.
Referência(s)