
Inteligência emocional em estudantes universitários
2006; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722006000300007
ISSN1806-9770
AutoresJosé Maurício Haas Bueno, Priscilla Rodrigues Santana, Juliana Zerbini, Thales Barbosa Ramalho,
Tópico(s)International Student and Expatriate Challenges
ResumoO propósito deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da inteligência emocional traduzido do inglês para o português (MSCEIT), no contexto cultural brasileiro. O instrumento foi aplicado a 334 participantes da pesquisa, de ambos os sexos (58,1% de mulheres e 41,9% de homens), universitários dos cursos de Psicologia (42,8%), Comunicação e Artes (39,5%) e Engenharia Civil (17,7%), com média de idade de 20,5 anos (DP=3,3). Os resultados indicaram boa consistência interna em todas as escalas do instrumento, com coeficientes alfa variando de 0,636 a 0,918. Também foram encontradas diferenças significativas entre gêneros em favor das mulheres, e entre cursos, em favor da Psicologia. Concluiu-se que o instrumento apresenta boas propriedades psicométricas para ser utilizado com população equivalente à deste estudo.
Referência(s)