Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O "Grande Irmão" e a empresa: indústria cultural, reality shows e espetáculos organizacionais

2005; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1679-39512005000100007

ISSN

1679-3951

Autores

Marcos Goulart Castelo, José Luís Felício Carvalho,

Tópico(s)

Management and Organizational Studies

Resumo

A motivação para este ensaio relaciona-se à busca de uma via mais direta de comunicação entre pesquisadores descontentes e participantes organizacionais pouco identificados com leituras críticas e mais interessados em render homenagem a certos produtos da indústria cultural. O objetivo do texto é revelar pontos de tangência entre programas de reality show e organizações produtivas, movimento para o qual se convida outros acadêmicos igualmente inconformados com a recorrente dificuldade de estabelecer um diálogo crítico entre teóricos e praticantes. Inicialmente, o texto discute cultura de massa, reality shows e empresas como produtos e produtores de uma representação social focada no espetáculo e na hiper-realidade, para depois ilustrar sua argumentação por meio do desenvolvimento de três facetas do problema: seleção de participantes, jogos de poder e manipulação de comportamentos. Nesse contexto, a posição de acadêmicos como meros espectadores não parece condizente com os desafios enfrentados pelos jogadores/participantes/atores dos programas e das organizações.

Referência(s)