
Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente
2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0103-21002006000400003
ISSN1982-0194
AutoresRenata Campos de Lima, José Roberto da Silva Brêtas,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoOBJETIVOS: Conhecer como as estudantes de enfermagem, nas diferentes séries da graduação, percebem o corpo do cliente, e explorar quais as subjetividades emergentes desta relação. MÉTODOS Os dados foram obtidos em entrevistas abertas, junto a 20 graduandas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, e analisados pela técnica da análise de conteúdo. RESULTADOS: Expressos pelas categorias: vicissitudes da adaptação ao cuidar do outro; corpo objeto; invasão de privacidade e constrangimento; relação estudante-cliente; comunicação corporal; corpo doente e a perda da autonomia; conhecer seu próprio corpo para depois cuidar do corpo do outro; corpo despersonalizado; estigmatização; influência de valores; corpo e gênero; e apresentados em um quadro representativo. CONCLUSÕES FINAIS: O assunto "corpo" desvela um universo de elementos objetivos e subjetivos expondo a importância do estudo para subsidiar o ensino de quem cuida do corpo do outro.
Referência(s)