
Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro
2001; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132001000100001
ISSN1980-850X
AutoresDécio Auler, Walter Antônio Bazzo,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNeste artigo, situamos, inicialmente, o surgimento histórico do movimento ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Por se tratar de um movimento que emerge em contextos bastante distintos do nosso, num segundo momento discutimos aspectos a serem considerados na configuração de seus objetivos no contexto educacional brasileiro, apontando limitações e desafios que se colocam. Destacamos a nossa inexperiência democrática, relacionada com a trajetória histórica do país, como um dos obstáculos/desafios para colocar a tomada de decisões, em relação à ciência e à tecnologia, numa perspectiva mais democrática (mais atores sociais participando) e menos tecnocrática, aspecto central do CTS.
Referência(s)