Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro

2001; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132001000100001

ISSN

1980-850X

Autores

Décio Auler, Walter Antônio Bazzo,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Neste artigo, situamos, inicialmente, o surgimento histórico do movimento ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Por se tratar de um movimento que emerge em contextos bastante distintos do nosso, num segundo momento discutimos aspectos a serem considerados na configuração de seus objetivos no contexto educacional brasileiro, apontando limitações e desafios que se colocam. Destacamos a nossa inexperiência democrática, relacionada com a trajetória histórica do país, como um dos obstáculos/desafios para colocar a tomada de decisões, em relação à ciência e à tecnologia, numa perspectiva mais democrática (mais atores sociais participando) e menos tecnocrática, aspecto central do CTS.

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