
História e memórias da educação no Brasil: Vol. III - Século XX
2005; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1981-77462005000200012
ISSN1981-7746
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEsta coletânea e a terceira da serie que se inicioucom o mesmo titulo e que dedicou os vo l u me sa n t e r i o res aos seculos XVI-XVIII e XIX. To d o sos vo l u m es sao organizados por Maria Stepha-nou e Maria Helena Câmara Bastos e ap re s e n t a-dos por Antonio Novoa.O volume III, objeto de nossa resenha, enfo-ca o seculo XX, como enunciado no titulo. “Po rque a Historia da Educacao” e “para que a His-toria da Educacao” sao as duas questoes postasna ap r esentacao deste vo l u mee trabalhadas nosentido de explicitar o significado desta area dec o n h e c i m e n t o. Na intro d u c a o , assinada pelas or-ga n i z a d o r a s, en contram-se questoes seme l h a n-tes e a explicitacao de que “a funcao social daHistoria da Educacao motivou, em boa me d i d a ,o projeto desta colecao” (p. 16). Tambem e claro oo b j e t i vo visado: “ofe r ecer uma historia da edu-cacao e do ensino no Brasil que ex p r esse os no-vos olhares que a pesquisa tem evidenciado, re s -saltando aspectos fundamentais das politicas dopassado e contribuindo para os debates atuaisda educacao, especialmente no âmbito da fo r-macao de professores” (p. 16).O volume reune quase tres dezenas de auto-re s, fato que inv i abiliza a ab o r d a gem individual,neste pequeno espaco de uma resenha, de cadaum dos trab a l h o s. Grosso modo, sao pesquisa-d o r es da area da historia da educacao vinculadosa instituicoes academicas e gr u pos de pesquisade ex p re s s i va dive rsidade nacional. Muitos de-l e s , em decorrencia do perc u r so ja realizado e dap roducao de conhecimento que disponibiliza-ram a Historia da Educacao Brasileira, sao re fe-rencias inevitave i s . Ambos os aspectos, portan-to, diversidade e qualidade, sao elogiaveis.O aporte que este rol de autores traz a obratem por unidade o seculo XX, ou seja, todospautam seus temas essencialmente por esta tem-poralidade mecânica, com uma ou outra incur-sao ao seculo XIX. O tempo cro n o metrado pelorelogio nem sempre, ou quase nunca, e o me-lhor tempo para a ciencia da historia, mas estefoi o re c u r so usado para compor o titulo da serie.Assim posto, suge r e-se que as historias e me-morias da educacao no Brasil, contidas nos mul-tiplos temas ab o rd a d o s, partilharam de uma me s-ma temporalidade historica, o que nao deixa decontraditar as organizadoras uma vez que pro-puseram uma colecao que nao se reduzisse a tex-tos de uma “sequencia temporal linear e pro-gressiva” (p. 17). O Dicionario do pensamento social do secu-lo XX, por exe m p l o, questiona no vocabulo ‘his-toria’ o que e seculo XX. Define: “(...) ele seraaqui um seculo XX curto — os 75 anos entre1914 e 1989, do inicio da Primeira Guerra Mun-dial ao multiplo colapso do comu n i s m o, comorealidade objetiva e como ideologia, em todo omu n d o. Nesse ‘seculo’ de 75 anos, a escrita dahistoria sofreu tres tipos de mudanca de impor-tância capital, dife re n c i a v eis entre si, mas tam-bem mu t u a men te inter- re l a c i o n a d o s. As f o n t e sas quais os historiadores dedicaram sua atencaop rofissional mudaram; o tema sobre o qual osme m b ros da profissao escre veram mudou; e aestrutura na qual definiram sua disciplina mu-dou” (Outhwaite e Bottomore, 1996, p. 356). No titulo, seculo e uma sequencia linear ep rogre s s i va do tempo e seria dispensavel ai fi-g u r a r, embora seja possivel compreender ques e r v e como orientacao ao leitor. A observa c a oacima, no entanto, nao se aplica a cada autor in-d i v i d u a l men te, uma vez que transitam pelosseus temas com cronologias proprias e com dife-rentes conotacoes acerca da temporalidade his-torica, tendo em vista suas distintas posturasteorico-metodologicas.Do ponto de vista dos temas abordados, naose nota grande ineditismo. Pelo contrario. Os au-t o res contribuem para a coletânea de forma com-petente, mas em geral com temas que a pro d u-cao anterior deles ja re g i s t rou . Sao re t o m a d a ssinteses, com acrescimos, do que, de uma formaou de outra, ja disseram. Mas isto e admissive l ,pois se trata de ofe r ecer ao leitor aquelas va r i a-veis do unive rso da pesquisa historico-educa-cional atraves das quais cada pesquisador tembuscado dar o melhor de si.Na falta de um comentario individualizados o b r e cada trab a l h o , como ja justificado anterior-mente, torna-se obrigatorio anunciar ao leitor pe-lo menos algumas tematicas por eles ab o rd a d a s.A compilacao ab r a n g e desde artigos sobre poli-tica e legislacao educacional, escolas paro q u i a i s ,
Referência(s)