Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Uma sociologia do business na capital mexicana

2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-20702010000200004

ISSN

1809-4554

Autores

Johana Parra, Ana Cristina Nasser,

Tópico(s)

Migration, Ethnicity, and Economy

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever, por meio do conceito sociológico do business, as racionalidades e as relações sociais de um grupo de comerciantes mexicanos, cujo principal recurso social é o descumprimento da lei. Tal recurso se insere em um contexto mais amplo da economia e da política abordadas nas etnografias realizadas no Centro Histórico e no Bairro de Tepito, na Cidade do México, entre os anos de 2005 e 2008. São dois os eixos principais: 1) uma sociologia econômica do business, por meio da etnografia e da análise de entrevistas realizadas em Tepito, com comerciantes contrabandistas que vivem as novas configurações dos mercados inscritos na globalização capitalista; 2) uma sociologia política do business, por meio da descrição de uma organização comercial nesses bairros.

Referência(s)