Padrões e jogos matemáticos
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/1981-1322.2008v3n1p30
ISSN1981-1322
AutoresDores Ferreira, Pedro Palhares, Jorge-Nuno Silva,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoUm estudo realizado junto de alunos do 3.º ao 6.º ano de escolaridade permitiu verificar a existência de relação entre a força do jogador de xadrez e a capacidade de resolver problemas com padrões. Este resultado suscitou a curiosidade de verificar se essa relação se estenderia a outros jogos, como por exemplo os jogos matemáticos. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo envolvendo alunos do Ensino Básico participantes no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, bem como o contexto que o originou. Nesse estudo procurava averiguar-se a existência de relação entre a capacidade de jogar jogos matemáticos e a capacidade de resolver problemas com padrões. Como resultado principal verificámos existir uma relação para os seguintes jogos: Semáforo, Hex e Amazonas.
Referência(s)