Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Transmidiação como Ferramenta Estratégica: Cheias de Charme Explora uma Nova Forma de Fazer Telenovela

2013; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2238-7714.no.2013.69828

ISSN

2238-7714

Autores

Patrícia Bieging,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias transmidiáticas utilizadas pelos produtores da telenovela Cheias de Charme, da Rede Globo, para atingir grande sucesso com o grupo musical ficcional As Empreguetes. Alcançando mais de 12 milhões de visualizações, o videoclipe Vida de Empreguete entra para a história da teledramaturgia como o produto que melhor utilizou as narrativas transmidiáticas. Além disso, possibilitando a participação, o compartilhamento dos conteúdos, a interação e a imersão do público durante o desenvolvimento da trama, a telenovela quebrou as barreiras entre o mundo real e ficcional.

Referência(s)
Altmetric
PlumX