Incrementando a Interatividade em Cursos Web via Moodle: examinando o sistema iTarefa com o iGeom
2013; Linguagem: Português
10.5753/cbie.jaie.2013.99
ISSN2316-7734
AutoresLeônidas de Oliveira Brandão, Patrícia A. Rodrigues,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO foco deste texto são as atividades didáticas realizadas na World Wide Web (Web). Seu objetivo principal é apresentar novas possibilidades para proporcionar maior grau de interatividade do aluno com o conteúdo em cursos apoiados pela Web. Para isso é apresentado o módulo iTarefa, um sistema livre que possibilita o gerenciamento de atividades interativas em ambientes Moodle. São demonstradas as funcionalidades básicas do iTarefa, inicialmente sob o ponto de vista do aluno e posteriormente sob o ponto de vista do professor, quando é ilustrado como criar uma aula com o iTarefa. O iTarefa dispõe de vários Módulos de Aprendizagem Interativa (iMA), mas a ênfase está em um único tópico: pontos notáveis num triângulo, empregando o sistema iGeom. Também serão rapidamente examinados outros iMA, como o iVProg e o iGraf, respectivamente, para ensino-aprendizagem de conceitos introdutórios de programação e para o estudos de funções.
Referência(s)