
Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios
2008; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 16; Issue: 59 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362008000200005
ISSN1809-4465
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO artigo analisa como a avaliação nacional da educação escolar básica insere-se historicamente na administração do sistema educacional brasileiro, de modo articulado à construção científica dos fatores de qualidade, eficiência, eqüidade e produtividade. Considera a trajetória ao longo de vinte anos que constituiu o Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, estabelecido desde a segunda metade dos anos 90. Usando as revisões bibliográficas e os estudos do estado da arte na área temática, a pesquisa analisa os enfoques e aperfeiçoamentos do Saeb. Argumentamos que essa política de avaliação foi desenvolvida como uma parte de uma nova política de regulação e de administração competitiva no contexto do Estado Avaliador. Finalmente, propomos questões para a reflexão sobre condições ou possibilidades de mudança.
Referência(s)