Ensino Fundamental de 9 anos: um novo caminho em velha estrada? Um velho caminho em nova estrada?
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5212/olharprofr.v.16i1.0006
ISSN1984-0187
AutoresCecília Iacoponi Hashimoto, Vera Placco,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoNeste trabalho, considera-se que as mudancas do sistema de ensino, instituidas por normas legais, tem significado e resultados na medida em que, por um lado, sao decorrencias de necessidades identificadas nesse sistema e, por outro, resultam de amplas discussoes e reflexoes dos educadores a respeito, alem de sua formacao para implantacao. Caso isso nao ocorra, havera dificuldades para essa implantacao. Assim, realizou-se uma pesquisa que buscou investigar em que medida a Lei no. 11.274/2006, os pareceres e outros instrumentos legais dela decorrentes ofereceram subsidios a mudanca da crianca de seis anos para o ensino fundamental, como essa mudanca foi vivenciada por professores e gestores desse ensino, quem sao os professores que estao a frente do primeiro ano, do ponto de vista da sua identidade profissional e quais sao os encaminhamentos sugeridos para o trabalho com esse primeiro ano. Este trabalho ocorreu em um municipio que dista 100 km da cidade de Sao Paulo, em uma escola particular e em quatro escolas municipais, com quatro professores e tres gestores. Utilizaram-se questionario informativo para elaborar o perfil dos sujeitos, entrevista semiestruturada, analise de documentos, leis, pareceres, resolucoes e observacao de campo. Os achados da pesquisa, neste municipio, revelam que a implementacao do ensino fundamental de nove anos, segundo a Lei no. 11.274/2006, ocorreu de maneira aligeirada, nao dando prioridade a formacao e a participacao efetiva dos professores e gestores tanto nas discussoes previas, quanto nas tomadas de decisoes, o que gerou desconhecimento do professorado quanto a proposta de ampliacao do ensino obrigatorio. Os espacos escolares continuam inadequados para receber a crianca de seis anos. A pratica pedagogica tem sido organizada sem o conhecimento das orientacoes do MEC e de um referencial teorico que balize o desenvolvimento infantil nessa faixa etaria, como tambem quais conteudos devem ser trabalhados no primeiro ano do ensino fundamental. Ha indefinicao da constituicao identitaria desses professores que assumiram o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, como tambem do proprio ensino fundamental de nove anos. As mudancas precisam ser gestadas coletivamente, com a participacao de todos os atores envolvidos, e o ensino fundamental de nove anos, assim como os professores do primeiro ano, precisa desvelar a nova identidade que se constitui
Referência(s)