Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Resolução de problemas interpessoais: promovendo o desenvolvimento sociocognitivo na escola

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 15; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722010000400019

ISSN

1807-0329

Autores

Marisa Cosenza Rodrigues, Jaqueline Dias, Márcia de Freitas,

Tópico(s)

Resilience and Mental Health

Resumo

O presente trabalho relata uma pesquisa-intervenção que objetivou implementar e avaliar o impacto de um programa adaptado, já existente na literatura, em Habilidades de Resolução de Problemas Interpessoais. Participaram 30 crianças de 6 e 7 anos do 1° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Minas Gerais. O estudo envolveu pré e pós-avaliação com a utilização do instrumento SSRS-BR e observações não sistemáticas realizadas pelas pesquisadoras e professoras. De forma complementar, foram realizadas reuniões e orientações aos responsáveis e professoras das crianças. Os resultados comparativos da pré e pós-avaliação das crianças indicam um incremento de algumas habilidades, como empatia, assertividade, expressão de sentimento positivo, civilidade e responsabilidade, concordando com os dados das observações realizadas. Observou-se maior sensibilização por parte dos pais e professores quanto às estratégias educativas e manejo de comportamentos indesejáveis. Foi possível constatar, também, uma maior abertura quanto às práticas preventivas da psicologia escolar no contexto educativo.

Referência(s)