
Repertórios discursivos de estudantes universitários sobre cotas raciais nas universidades públicas brasileiras
2014; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 26; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/s0102-71822014000500013
ISSN1807-0310
AutoresLeôncio Camino, Talita Leite Tavares, Ana Raquel Rosas Torres, José Luís Álvaro, Alicia Ros Garrido,
Tópico(s)School Choice and Performance
ResumoEste estudo investiga os repertórios discursivos de estudantes universitários sobre as ações afirmativas. Os participantes (N= 105) responderam por escrito a uma pergunta sobre a implantação de cotas raciais nas universidades públicas. As análises feitas a partir do software Alceste evidenciaram quatro classes discursivas, que compartilham uma forte oposição às cotas raciais, diferenciando-se apenas em relação ao argumento utilizado. A primeira classe enfatiza a inexistência de diferenças intelectuais entre negros e brancos e, na segunda classe, vem a ideia de que as desigualdades sociais entre negros e brancos seriam produto do preconceito contra pobres, assim as cotas deveriam ser sociais. As duas últimas classes compartilham a preocupação com a qualidade do ensino, defendendo que o sistema de cotas poderia baixar o nível intelectual das universidades e que o correto seria investir na melhoria do ensino fundamental e médio.
Referência(s)