
Fazer-se professora pelos saberes escolares do curso normal em Estância/SE: entre reformas e resistências
2013; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português
10.17564/2316-3828.2013v1n3p21-32
ISSN2316-3828
AutoresRony Rei do Nascimento Silva, Laísa Dias Santos,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo tem como objeto de estudo as memórias escolares das professoras Eleonora Leite Pereira e Cordélia do Nascimento Costa, ambas com 82 anos de idade. O ponto em comum partilhado entre elas é o fato de terem sido alunas do Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado no município de Estância, estado de Sergipe. Assim, pretende-se compreender como se constitui uma "cultura escolar", JUliá (2001), e consequentemente a produção de um "habitus pedagógico", Teive (2008) a partir da reforma educacional por decreto n º 867 de 11 de março de 1924. O referencial teórico adotado foi o da história cultural, segundo Pesavento (2005) e o recurso da metodologia da história oral, segundo Alberti (2004). Conclui-se que para além da reforma educacional, o modo de ser e fazer-se professora ocorre por meio dos mecanismos de resistência que, por sua vez, dão um novo sentido à história da educação.
Referência(s)