Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Fazer-se professora pelos saberes escolares do curso normal em Estância/SE: entre reformas e resistências

2013; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17564/2316-3828.2013v1n3p21-32

ISSN

2316-3828

Autores

Rony Rei do Nascimento Silva, Laísa Dias Santos,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo as memórias escolares das professoras Eleonora Leite Pereira e Cordélia do Nascimento Costa, ambas com 82 anos de idade. O ponto em comum partilhado entre elas é o fato de terem sido alunas do Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado no município de Estância, estado de Sergipe. Assim, pretende-se compreender como se constitui uma "cultura escolar", JUliá (2001), e consequentemente a produção de um "habitus pedagógico", Teive (2008) a partir da reforma educacional por decreto n º 867 de 11 de março de 1924. O referencial teórico adotado foi o da história cultural, segundo Pesavento (2005) e o recurso da metodologia da história oral, segundo Alberti (2004). Conclui-se que para além da reforma educacional, o modo de ser e fazer-se professora ocorre por meio dos mecanismos de resistência que, por sua vez, dão um novo sentido à história da educação.

Referência(s)