
Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte
2014; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-65382014000300004
ISSN1980-5470
AutoresTiago Del Tedesco Guioti, Eliana de Toledo, Alcides José Scaglia,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
Resumoa prática dos esportes de raquetes ainda parece ser inexistente em diferentes instituições brasileiras de ensino, formais e não formais, e não são oportunizadas para pessoas com necessidades especiais. Assim, o objetivo deste trabalho é ofertar uma proposta pedagógica para a vivência destes esportes para alunos com deficiência intelectual leve. A proposta fundamentou-se em princípios como normalização, socialização e da diminuição do sentimento de preconceito. Ela está composta por itens descritos no manuscrito, que ser referem desde a apresentação desse esporte para os alunos até a consecução das atividades a serem desenvolvidas. Conclui-se que a proposta pedagógica é uma aproximação entre os esportes de raquete e alunos com deficiência intelectual, e que está alicerçada nas prerrogativas da Pedagogia do Esporte.
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