Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudo

2012; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1679-39512012000200006

ISSN

1679-3951

Autores

Gelson Silva Junquilho, Roberta Alvarenga de Almeida, Alfredo Rodrigues Leite da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta teórico-epistemológica de estudo das "artes do fazer" gestão na escola pública, contemplando o nível meso de análise. A ideia é compreender como se (re)constroem as "artes do fazer" gestão no cotidiano das práticas sociais do diretor escolar e sua comunidade escolar. Para tanto, é sugerida a abordagem de Certeau (2008), a partir da ideia de cotidiano, nele inseridos seus conceitos de "lugar", "espaço", "próprio", "outro", "estratégias" e "táticas". Como proposta metodológica, optou-se pela pesquisa "no/do/com o" cotidiano (ALVES e GARCIA, 2002; FERRAÇO, 2007; GARCIA, 2003), baseada nos trabalho de Certeau (2008) e que ressalta um necessário "mergulho" no cotidiano estudado pelo pesquisador. Essa concepção epistemológica busca romper com o distanciamento sujeito-objeto na relação de pesquisa, bem como contribuir para um avanço da estratégia etnográfica, para além da descrição densa "sobre" o outro, mas, sim, elaborando uma descrição "com" o outro, neste caso também sujeito e não só objeto de pesquisa. Espera-se como resultado contribuir para o avanço dos estudos sobre a gestão como prática, aqui tratada como "artes dos fazer" na vida cotidiana das organizações.

Referência(s)