Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aplicação de corantes naturais no ensino médio

2001; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 26; Linguagem: Português

10.1590/s0100-46702001000100017

ISSN

1678-4618

Autores

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Marcus Vinicius Boldrin Silva, Éder Tadeu Gomes Cavalheiro,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Corantes naturais obtidos de flores de quaresmeira (Tibouchina granulosa) e unha de vaca (Bahuinia variegata) e da casca de feijão preto (Phaseolus vulgaris), foram usados em experimentos de identificação de substâncias ácidas ou básicas, tais como, vinagres, sucos de fruta e detergentes. Esta aplicação foi feita em turmas de alunos oriundos de escolas públicas periféricas da cidade de Uberlândia, MG. Uma tabela, com os principais resultados é apresentada, na qual é feita uma comparação da utilização dos corantes naturais com um corante convencional, no tocante às cores obtidas. Uma das principais discussões, diz respeito ao conceito de indicador propriamente dito, não explorado na escola, conforme relatado pelos alunos. A prática teve excelente aceitação e se mostrou muito eficiente na demonstração de conceitos de acidez, basicidade e indicadores.

Referência(s)