Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Influência do modelo de análise estatística e da forma das parcelas experimentais na seleção de clones de Eucalyptus spp.

2009; Sociedade de Investigações Florestais; Volume: 33; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0100-67622009000400020

ISSN

1806-9088

Autores

Edimar Aparecido Scarpinati, Dilermando Pérecin, Rinaldo César de Paula, César Augusto Valencise Bonine, Bruno Ettore Pavan, Liliam Silva Candido,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

Foram avaliadas três formas de parcelas experimentais (retangular, uma linha - linear e parcela de uma árvore - STP) em testes clonais de Eucalyptus spp, utilizando-se três experimentos, cada um com 18 clones. Foram usados três modelos de análise (mínimos quadrados ordinários - ANOVA tradicional, modelos mistos com fator clone fixo ou com fator clone aleatório - REML/BLUP). Os dois primeiros modelos apresentaram resultados similares. Com REML/BLUP houve estreitamento das predições em relação às amplitudes obtidas com as médias, e essa redução foi proporcionalmente maior com parcelas retangulares e STP. O ordenamento dos clones também foi similar com esses dois tipos de parcelas. É provável que com parcelas STP haja um balanço compensatório das alocompetições, pois se pode trabalhar com maior número de repetições e menor custo. Portanto, com parcelas STP haverá economia de recursos e sem prejuízos para o Programa de Melhoramento Florestal.

Referência(s)