
Comédia, leituras e representações do teatro de Eugène Scribe na Corte brasileira
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5380/mp.v6i2.35033
ISSN2236-2126
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoA chegada de duas companhias francesas de teatro no Rio de Janeiro, nos anos de 1840, modificaram profundamente as práticas artísticas da cidade, tanto no que diz respeito aos hábitos de representação das peças, como ao desenvolvimento de mecanismos de controle para garantir a boa prática dos teatros na Corte, como veículo de difusão de moral e não de subversão da mesma. Neste contexto, as obras de Eugène Scribe tem grande impacto, provocando embates entre a nascente crítica teatral dos Folhetins e os censores do Conservatório Dramático Nacional, a partir de 1844. Assim, este artigo busca entender as modificações dos significados das obras de Scribe para os censores e os críticos teatrais do Rio de Janeiro.
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