Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Comédia, leituras e representações do teatro de Eugène Scribe na Corte brasileira

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5380/mp.v6i2.35033

ISSN

2236-2126

Autores

Denise Scandarolli,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

A chegada de duas companhias francesas de teatro no Rio de Janeiro, nos anos de 1840, modificaram profundamente as práticas artísticas da cidade, tanto no que diz respeito aos hábitos de representação das peças, como ao desenvolvimento de mecanismos de controle para garantir a boa prática dos teatros na Corte, como veículo de difusão de moral e não de subversão da mesma. Neste contexto, as obras de Eugène Scribe tem grande impacto, provocando embates entre a nascente crítica teatral dos Folhetins e os censores do Conservatório Dramático Nacional, a partir de 1844. Assim, este artigo busca entender as modificações dos significados das obras de Scribe para os censores e os críticos teatrais do Rio de Janeiro.

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