
Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais
2006; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 15; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072006000400015
ISSN1980-265X
AutoresLiciane Langona Montanholi, Darlene Mara dos Santos Tavares, Gabriela Ribeiro de Oliveira, Ana Lúcia de Assis Simões,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO objetivo deste estudo foi descrever os conceitos de idoso e de gerontologia e a contribuição do ensino da gerontologia para a vida profissional, na perspectiva dos discentes de enfermagem das instituições públicas do Estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada. Submeteu-se o conteúdo das questões à análise temática e as variáveis quantitativas foram descritas através da freqüência simples. A amostra foi composta por 55 discentes, dos quais 73% estavam na faixa etária entre 20 e 25 anos e 65,5% cursavam o oitavo período. Após a análise dos dados, emergiram as seguintes categorias temáticas: conceito de idoso, representação social do idoso, conceito de gerontologia, ensino enquanto possibilidade de mudança. Através da perspectiva do discente de enfermagem, pode-se inferir que o ensino da gerontologia nos cursos de graduação é primordial para estimular a formação de recursos humanos especializados na área.
Referência(s)