Turismo cultural no contexto urbano: rotas museológicas – Os casos de Aveiro e Ílhavo (Portugal)
2013; Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7784/rbtur.v7i2.632
ISSN1982-6125
AutoresSara Vidal Maia, Uiara María Oliveira Martins, Maria Manuel Baptista,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoEste estudo procura mostrar como é crucial a relação entre recursos culturais e atrações turísticas, passando por uma jornada de transmutação que envolve dois requisitos fundamentais: a necessidade de se contar uma história e de se proporcionar uma experiência única aos consumidores culturais. Um dos produtos mais comummente conhecidos, na relação entre o turismo e a cultura, são as rotas museológicas. Este estudo ex-post facto cria uma dinâmica turístico-cultural através das rotas museológicas e o seu planejamento em áreas urbanas. Tenta-se igualmente englobar as atividades dos museus de Aveiro e Ílhavo de forma a proteger e promover recursos socioculturais e patrimoniais. O principal objetivo consiste na integração de áreas culturalmente próximas, como a tradição, o património, a arte, os costumes, o artesanato, a etnografia e a história, criando um produto turístico-cultural regional mais forte, que designámos por “Rota dos Museus, Memórias e Estórias no Contexto Urbano de Aveiro e Ílhavo”.
Referência(s)