
Uma trajetória em meio às transformações do mundo contemporâneo: entrevista com Janette Friedrich
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-73072013000100015
ISSN1980-6248
AutoresLuci Banks-Leite, Maurício Érnica,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
Resumoapresenta esta entre-vista de Janette Friedrich, nascida em Potsdam, na Alemanha do Leste, for-mada em Filosofia pela Universidade de Rostow-sur-le-don, na Uniao Sovietica, na decada de 1980, e que, desde 1994, tra-balha como professora da Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educacao (FAP-SE) da Universidade de Genebra. Atuou tambem como Diretora de Pesquisa no Colegio Internacional de Filosofia em Pa-ris e e membro do laboratorio “Historia das teorias linguisticas” do Centro Nacio-nal de Pesquisa Cientifica (CNRS-Franca).Essa ilustre pesquisadora e bem co-nhecida entre nos, pois esteve em varias ocasioes em cidades do Brasil, espe-cialmente em Sao Paulo, para ministrar cursos e proferir conferencias, a convi-te de grupos de pesquisa das areas de Linguistica, Psicologia e Educacao. Na abordagem de tematicas diversificadas, tais grupos possuem um ponto em co-mum: a referencia fundamental aos tra-balhos dos autores sovieticos que se in-serem na perspectiva historico-cultural – Vigotski, Luria e Leontiev –, aos quais se acrescentam os estudos de Bakthin.Nesta entrevista, concedida, de ma-neira informal e amistosa, em abril de 2012, Janette aborda aspectos importan-tes de sua trajetoria como estudante e jovem pesquisadora, durante um perio-do de grandes transformacoes na Uniao Sovietica e nos paises do Leste europeu. Dessa forma, nos conduz a um universo de experiencias singulares, marcado por acontecimentos de um momento histori-co particularmente (in)tenso.Inserida no campo da Filosofia e atuan-do na secao de Ciencias da Educacao da FAPSE, Janette vem realizando, nos ultimos anos, estudos sobre tres temas: a) a esco-la socio-historica em ciencias humanas e seus precursores (L. S. Vigotski, A. N. Leon-tiev, M. M. Bakhtin); b) problemas episte-mologicos das ciencias humanas, com um interesse particular pela obra de K. Buhler e A. Schutz; c) aportes da Filosofia da acao as Ciencias da Educacao.Entre suas numerosas publicacoes, duas merecem um destaque especial: a densa apresentacao de
Referência(s)