
Mapas conceituais no ensino de pós-graduação em enfermagem: relato de experiência
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1983-14472013000200022
ISSN1983-1447
AutoresGreicy Kelly Gouveia Dias Bittencourt, María Miriam Lima da Nóbrega, Ana Cláudia Torres de Medeiros, Luciana Gomes Furtado,
Tópico(s)Educational Strategies and Epistemologies
ResumoO mapa conceitual é considerado uma estratégia que possibilita o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico. O objetivo deste estudo foi avaliar mapas conceituais elaborados por discentes para compreensão de projetos de pesquisa. Trata-se de um relato de experiência oriundo do Tópico Especial: Mapa Conceitual, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, em fevereiro de 2012. Desenvolveram-se leituras interativas sobre mapas conceituais, instalação e manuseio do software Cmap Tools, e construção de mapas conceituais. A avaliação considerou coerência entre conceitos, visualização de proposições, clareza de ideias e relação lógica entre conceitos. Como resultado, mapas foram evidenciados com coerência entre conceitos, relações significantes, clareza de ideias e relação lógica entre as etapas de um projeto de pesquisa. Salienta-se que o mapa conceitual pode ser uma estratégia de avaliação do processo de ensino-aprendizagem e pode ser utilizado no ensino, na pesquisa e em reflexões sobre a prática clínica em enfermagem.
Referência(s)