Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Eficácia Comunicacional na Docência Universitária: A Perspectiva de Estudantes e Professores

2001; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722001000300010

ISSN

1806-9770

Autores

Arménio Rego,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo está animado por três objectivos inter-relacionados: a) confirmar a valia psicométrica do instrumento de medida da eficácia comunicacional dos professores do ensino superior proposto por Rego (2000); b) aferir o grau em que os comportamentos comunicacionais subjacentes ao instrumento são valorizados pelos professores e estudantes; c) explorar caminhos de melhoria da qualidade no ensino superior, especialmente no plano do processo ensino-aprendizagem. Foi recolhida uma amostra composta por 131 professores do ensino superior e 87 estudantes -- ambos descreveram os comportamentos de um antigo professor à sua escolha e pontuaram a respectiva eficácia comunicacional. Os resultados sugerem o seguinte: a) é preferível trabalhar com 5 dimensões comunicacionais (comportamento de apoio, facilitação da comunicação, conscienciosidade pedagógica, cortesia e (não) leitura exclusiva de textos) em vez das 4 propostas por Rego; b) estas dimensões explicam cerca de 80% da variância nas cotações de eficácia comunicacional atribuídas pelos inquiridos aos seus antigos mestres; c) apesar de algumas diferenças, professores e estudantes denotam concepções convergentes acerca do significado da eficácia comunicacional docente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX