
Fatores que Influenciam a Compra de Produtos Têxteis Oficiais por Torcedores de Futebol de Baixa Renda
2013; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 02; Issue: 02 Linguagem: Português
10.5585/podium.v2i2.44
ISSN2316-932X
AutoresLucas Rial Butier, Gabriel Levrini,
Tópico(s)Sports Analytics and Performance
ResumoEste estudo tem como objetivo identificar os principais fatores que influenciam os torcedores de baixa renda a adquirirem produtos texteis oficiais e licenciados por um clube da elite do futebol brasileiro, aparentemente inviaveis para sua capacidade de compra. A revisao de literatura abordou o marketing no futebol brasileiro, incluindo o torcedor de futebol, licenciamento da marca, consumidores de baixa renda e artigos esportivos texteis. Para identificarmos os principais fatores foi escolhido o metodo de analise conjunta, tecnica estatistica a qual ajuda a entender a complexidade do processo de escolha e decisao de compra dos consumidores. Foram realizadas entrevistas em profundidade com torcedores, lojistas, vendedores e pessoas com atuacao no mercado esportivo. Os atributos selecionados para a analise conjunta foram preco, forma de pagamento, durabilidade e ajudar, ou nao, o Clube. A pesquisa foi respondida por 149 torcedores durante a realizacao de dois jogos do Campeonato Brasileiro de 2012. Os resultados da analise conjunta sugerem que os principais fatores, ou atributos, que influenciam os torcedores no processo de compra sao, em ordem de importância relativa, ajudar o clube, como mais importante, preco, forma de pagamento e, como menos importante, a durabilidade do produto. DOI: 10.5585/podium.v2i2.44
Referência(s)