Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A língua brasileira de sinais na formação dos profissionais de enfermagem, fisioterapia e odontologia no estado da Paraíba, Brasil

2012; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 16; Issue: 43 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32832012005000047

ISSN

1807-5762

Autores

Yanik Carla Araújo de Oliveira, Gabriela Maria Cavalcanti Costa, Alexsandro Silva Coura, Renata de Oliveira Cartaxo, Inacia Sátiro Xavier de França,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Objetivou-se analisar os projetos pedagógicos de cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, quanto à inclusão do componente Libras e aos parâmetros que norteiam esta ação educativa na formação dos profissionais, para assegurar a integralidade e humanização da assistência. Trata-se de estudo transversal e documental com abordagem qualitativa, realizado em 25 cursos da Paraíba, Brasil. Foram analisados os projetos pedagógicos dos cursos e 24 coordenadores responderam um questionário, sendo esses dados analisados à luz de Bardin. Os resultados indicam que 58% dos cursos oferecem a Libras e que os de licenciatura não a disponibilizam. Os conteúdos das ementas abordam temas como: a cultura da comunidade surda, a Libras e sua estrutura linguística, a abordagem prática de comunicação, política e legislações inclusivas. Porém, essa realidade segue paralela a respostas imprecisas no tocante à organização do componente, formação do profissional em Libras e suas atribuições.

Referência(s)