Efeito do número de filhos na satisfaçaõ conjugal e na vinculação pré-natal materna e paterna
2011; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2603-5987
AutoresAna Paula Forte Camarneiro, João Manuel Rosado de Miranda Justo,
Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoA Escola Publica tem por funcoes a sociabilizacao e o ensino/aprendizagem, factores que contribuem para uma Escola Inclusiva e para a correccao de dificuldades e assimetrias sociais. Efectivamente, o sucesso escolar de cada crianca e determinante nao so na sua insercao social mas tambem no desenvolvimento global da sociedade. Se ha familias com rendimentos que lhes possibilitam pagar servicos de ocupacao de tempos livres e a totalidade da educacao dos seus filhos, ou seja, material escolar, alimentacao, transporte, livros e outras taxas associadas a frequencia da Escola, para a grande maioria tal pratica nao e possivel. Preocupante e ainda a situacao das familias responsaveis por criancas com “necessidades educativas especiais” para as quais as promessas sao multiplas mas as condicoes reais sao, por notoria carencia de estruturas de apoio social e economico incomportaveis com os meios de que dispoem. A resposta aos problemas de natureza familiar e social, no contexto da Escola Publica, devera salvaguardar os interesses das criancas e jovens bem como as necessidades das familias, de modo supletivo. Este trabalho ira debrucar-se na analise da componente social da escola no apoio as criancas mais desfavorecidas e suas familias nos 2o e 3o ciclos do Ensino Basico. Numa primeira fase irao ser descritas as politicas educativas de accao social dos paises europeus: Portugal, Franca, Espanha, Italia e Malta. Posteriormente, fazer-se-a a descricao e analise detalhada do caso portugues, recorrendo aos estudos de caso das Escolas E.B. 2,3 da Lousa, E.B.I. Antonio Sena Faria de Vasconcelos de Castelo Branco e a Escola Dra. Maria Alice Gouveia de Coimbra.
Referência(s)