Artigo Acesso aberto Produção Nacional

SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO: CONCEITO E IMPLICAÇÕES NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 34; Issue: 93 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622014000200002

ISSN

1678-7110

Autores

María Helena Michels, Rosalba Maria Cardoso Garcia,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

A política educacional brasileira vem assumindo uma face "inclusiva", mediada por princípios disseminados em âmbito internacional e pela luta interna em busca de acesso aos direitos sociais. No atual estágio de desenvolvimento da sociedade capitalista faz-se necessário refletir acerca das significações do termo "sistema educacional inclusivo", bem como sobre as implicações políticas de seu uso em meio às contradições sociais. A análise documental e o exame dos microdados (Inep) permitiram perceber sentidos relacionados ao aprofundamento da privatização da educação nacional no uso político do termo "sistema educacional inclusivo". Foram relacionados dados da política de educação especial como expressão da discussão desenvolvida.

Referência(s)