
Interação entre crianças com necessidades especiais em contexto lúdico: possibilidades de desenvolvimento
2008; Springer Science+Business Media; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722008000300006
ISSN1678-7153
AutoresCarolina Molina Lucenti de Souza, Cecília Guarnieri Batista,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO trabalho discute o papel dos parceiros, em contexto lúdico, no processo de desenvolvimento da criança com necessidades especiais. Foram observadas, em situação de brincadeira, as interações entre crianças de 4-12 anos, com diagnóstico de deficiência visual (baixa visão ou cegueira), muitas com problemas orgânicos adicionais e dificuldades de aprendizagem. Foram selecionados episódios representativos das capacidades dessas crianças, e estes permitiram a identificação de dois grupos de categorias: (a) modos de brincar (individual ou em grupo); (b) modos de se relacionar (amistoso ou agonístico) das crianças. A análise dos dados indicou a importância da interação entre pares no processo de desenvolvimento das crianças com necessidades especiais e revelou a situação de brincadeira como espaço favorável para a construção dessas interações.
Referência(s)