
Avaliação do nível de serviço logístico de uma empresa distribuidora de autopeças
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português
10.14488/1676-1901.v14i4.1657
ISSN1676-1901
AutoresFabio Cardoso, José Geraldo Vidal Vieira, João Eduardo Azevedo Ramos da Silva, Adelson Martins Figueiredo,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoAs teorias acerca da gestão de estoques têm um viés eminentemente matemático e estatístico, mas pouca atenção é dada à discussão das necessidades inerentes do ambiente competitivo no qual as empresas estão inseridas, como nível de serviço ótimo e respectivos custos de inventário. O objetivo desta pesquisa é avaliar o nível de serviço logístico de uma empresa distribuidora de autopeças. Por meio de um estudo de caso, foi realizada uma análise de regressão nos dados históricos de inventário e vendas mensais entre 2008 e 2012, o que permitiu encontrar a curva real de lucro em função do nível de serviço. O nível serviço ótimo, encontrado por meio da derivação dessa curva, foi comparado com os níveis de serviço praticados pela empresa. Os resultados dessa análise apontam para o fato de que essa teoria não é suficiente para, sozinha, explicar como a empresa estudada define seu nível de serviço.
Referência(s)