Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A competência em informação e o bibliotecário mediador da leitura em Biblioteca Pública

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 18; Issue: 36 Linguagem: Português

10.5007/1518-2924.2013v18n36p157

ISSN

1518-2924

Autores

Lídia Eugênia Cavalcante, Alessandro Rasteli,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A competência em informação (information literacy) está no núcleo do aprendizado ao longo da vida. Seu conceito veicula-se à necessidade de se exercer o domínio sobre o sempre crescente universo informacional, abrangendo-se em três dimensões: conhecimento, habilidades e atitudes. Como mediadores de leitura, os bibliotecários devem buscar o aprendizado contínuo e a melhoria de suas qualificações e competências, envolvendo-se e colaborando com a crescente demanda evidenciada nos diversos segmentos da sociedade, a exemplo da escola e da biblioteca pública. Na função de agente socializador da informação, o bibliotecário contribuirá no processo de aprendizagem dos indivíduos através das mais diversas formas de leituras e suportes, como também em suas práticas, ajudando o leitor a atingir nível elevado de complexidade no processo de leitura/escrita e na produção de sentidos. Refletir o papel do bibliotecário como agente educacional e a biblioteca pública enquanto equipamento multicultural, pluralista e aprendente, tornam-se a base dessa transformação, demonstrando que a biblioteca pública não é lugar de estoques estanques, mas sim, espaços de possibilidades de transformação, esse, portanto, é do que trata esse estudo.

Referência(s)