
Estudo observacional das relações de poder no filme O Óleo de Lorenzo
2011; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1679-39512011000200012
ISSN1679-3951
AutoresFátima Regina Ney Matos, Afonso Carneiro Lima, Cláudia Maria Giesbrecht,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoA proposta deste artigo é analisar as relações de poder presentes no filme O óleo de Lorenzo, que se baseia numa história real, mais ainda em construção. O trabalho toma como base argumentativa o estudo de Bourdieu (1993) sobre o campo científico, enfatizando a luta pelo monopólio da competência científica. A escolha do tema deveu-se ao recente reconhecimento, pela comunidade científica, da eficácia do medicamento conhecido como "óleo de Lorenzo", desenvolvido a partir de pesquisas feitas por Augusto e Michaela Odone, pais de Lorenzo e protagonistas da história. Aqui, foi realizado um estudo observacional, tipo de observação de "segunda mão", indireta e não participante. Na revisão bibliográfica tentou-se contextualizar, de maneira sucinta, o método científico e a origem das abordagens quantitativa e qualitativa, identificando, com base no filme, as relações de poder que permeiam o campo científico. É possível concluir que o discurso de autoridade científica é questionável e que a ruptura do monopólio da competência científica pode contribuir para ampliar o conhecimento, sem que necessariamente sejam alteradas as relações de poder.
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