Super-heróis, intrépidos, caretas: cultura jovem na publicidade e no documentário das marcas Shell e Esso nos anos 60 e 70
2012; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 39; Issue: 38 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71144
ISSN2316-7114
AutoresAndréa França, Cláudia da Silva Pereira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoPara os estudos da comunicação, a oposição nas estratégias de propaganda entre as marcas Shell e Esso, no Brasil das décadas de 1960/70, traz à tona questões importantes para pensar o lugar da publicidade e do documentário feito para a televisão como campos — de investimento informativo, cultural, subjetivo — em disputa dentro de um mercado de consumo emergente. Trata-se de uma polaridade que irá pautar o lugar dessas mídias de massa na construção da realidade do país e na invenção de papéis sociais, como o de uma juventude que se vincularia “naturalmente” aos valores de liberdade, transgressão e mudança.
Referência(s)