Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Super-heróis, intrépidos, caretas: cultura jovem na publicidade e no documentário das marcas Shell e Esso nos anos 60 e 70

2012; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 39; Issue: 38 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71144

ISSN

2316-7114

Autores

Andréa França, Cláudia da Silva Pereira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Para os estudos da comunicação, a oposição nas estratégias de propaganda entre as marcas Shell e Esso, no Brasil das décadas de 1960/70, traz à tona questões importantes para pensar o lugar da publicidade e do documentário feito para a televisão como campos — de investimento informativo, cultural, subjetivo — em disputa dentro de um mercado de consumo emergente. Trata-se de uma polaridade que irá pautar o lugar dessas mídias de massa na construção da realidade do país e na invenção de papéis sociais, como o de uma juventude que se vincularia “naturalmente” aos valores de liberdade, transgressão e mudança.

Referência(s)